A Paróquia Santa Inês, do bairro Ermelinda , celebra a Festa da Padroeira no período de 11 a 21 de janeiro. Com o tema “Evangelho de Jesus Cristo, filho de Deus” (MC.1,1.), os fiéis estão convidados para as Missas, Novenas e procissões.
Santa Inês
O nome Inês, em grego, significa “pura e casta”. Para os historiadores, isto significa um sobrenome, que identifica Santa Inês, uma das mártires mais veneradas pelos fiéis.
A tradição fala de um amor não correspondido do filho do Prefeito de Roma por Inês, no ano de 304, que, com apenas 13 anos, não quis aceitar a proposta e casamento do nobre. Na verdade, a jovem havia feito o voto de castidade.
Quando o Prefeito foi informado sobre a sua consagração levou o caso ao imperador Diocleciano, que ordenou que a jovem fosse levada ao prostíbulo, sendo exposta, na Praça Navona, entre as demais prostitutas. As narrações dizem que Inês, em virtude de uma proteção especial, conseguiu, naquela situação, manter a sua pureza.
Inês foi condenada à fogueira, mas as chamas não chegaram a tocá-la. Então, recebeu um golpe de espada na garganta.
A iconografia representa Inês com um cordeiro sempre ao lado, porque seu destino foi o mesmo reservado a estas pequenas criaturas.
Todos os anos, no dia 21 de janeiro, na festa litúrgica de Santa Inês, são abençoados dois cordeirinhos, criados pelas Irmãs da Sagrada Família de Nazaré. Com a sua lã, as Irmãs confeccionam os sagrados Pálios, que o Papa impõe sobre os novos Arcebispos metropolitanos, em 29 de junho, dia de São Pedro e São Paulo.
A Paróquia Santa Inês, fica na avenida Pinheiros, nº 1040, bairro Ermelinda, Belo Horizonte. Mais informações pelo telefone: (31) 3428 -3079
Acompanhe a programação completa da Festa de Santa Inês:
11/01/2024 – Quinta-feira
19h: Celebração Eucarística (Após a Celebração Eucarística haverá o hasteamento da Bandeira de Santa Inês)
Novenário
Primeiro dia: 12/01/2024 – Sexta-feira
18h30: Oração do Terço de Santa Inês e Ladainha.
19h: Celebração Eucarística
Gesto solidário: pacote de açúcar
Segundo dia: 13/01/2024 – Sábado
17h30: Oração do Terço de Santa Inês e Ladainha.
18h: Celebração Eucarística
Gesto solidário: Feijão
Terceiro dia: 14/01/2024 – Domingo
8h – Missa
11h – ALMOÇO: A FAMILIA SANTA INES, PARTILHA A VIDA AO REDOR DA MESA.
17h30: Oração do Terço de Santa Inês e Ladainha.
18h: Celebração Eucarística
Gesto solidário: Arroz
Quarto dia: 15/01/2024 – Segunda-feira
18h30: Oração do Terço de Santa Inês e Ladainha.
19h: Celebração Eucarística
Gesto concreto: Material de Limpeza.
Quinto dia: 16/01/2024 – Terça -feira
18h30: Oração do Terço de Santa Inês e Ladainha.
19h: Celebração Eucarística
Gesto Concreto: Óleo
Sexto dia: 17/01/2024- Quarta –feira
18h30: Oração do Terço de Santa Inês e Ladainha.
19h: Celebração Eucarística
Gesto Concreto: Leite
Sétimo dia: 18/01/2024 – Quinta-feira
18h30: Oração do Terço de Santa Inês e Ladainha.
19h: Celebração Eucarística
Gesto Concreto: Café
Oitavo dia: 19/01/2024 – Sexta-feira
18h30: Oração do Terço de Santa Inês e Ladainha.
19h: Celebração Eucarística
Gesto Concreto: Macarrão e molho
Nono dia: 20/01/2023 – Sábado
17h30m: Oração do Terço de Santa Inês e Ladainha.
18h: Celebração Eucarística
Gesto Concreto: Material de Limpeza.
Dia 21/01/2024 – (Domingo – Dia de Santa Inês – Igreja aberta durante todo o dia)
8h: Missa
10h: Carreata com a imagem de Santa Inês pelas ruas da Paróquia, em seguida, a bênção dos veículos.
15h: Oração do Terço da Divina Misericórdia, Ladainha de Santa Inês e bênção do Santíssimo.
Terminado o momento de oração, haverá Café partilhado Santa Inês.
18h: Missa