23/07/2014

Livro "Sofrimento psíquico dos presbíteros" agora, em Espanhol

O livro “Sofrimento Psíquico dos Presbíteros – Dor Institucional”, de autoria do professor do Curso de Psicologia da PUC Minas, William Cesar Castilho Pereira, é traduzido para a língua espanhola. Uma necessidade que, segundo o autor, surgiu de sua vivência junto a Pastoral Presbiteral da Arquidiocese de Belo Horizonte, na última década, que ultrapassou os territórios de Minas Gerais e do Brasil, alcaçando a América Latina e o Caribe.

Na língua portuguesa, a obra está na 5ª edição, pela editora Vozes, com apresentação do reitor e bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, dom Joaquim Mol.  "O livro toca o que parecia intocável: o sofrimento psíquico de presbíteros e, ao mesmo tempo, trata a dor da Igreja. Não é uma análise que expõe o nervo do problema e deixa a todos no sofrimento psíquico e sabedores da própria dor. O mais interessante, além da elucidação teórica do problema, é que a dinâmica desta obra – isto diz bem o que é este livro – leva a caminhos restauradores da inteireza dos presbíteros. São caminhos. Não são apenas indicações. Se os passos forem dados, a meta será alcançada", afirma dom Mol.

O livro aborda a Síndrome de Burnout nas relações de trabalho, em particular o sofrimento psíquico acumulado pelos presbíteros no exercício de seu ministério. William Castilho explica que se trata de um distúrbio psíquico de caráter depressivo, precedido de esgotamento físico e mental intenso, cuja causa está intimamente ligada à vida profissional. O livro também traz reflexões sobre outros fatores presentes no relacionamento interinstitucional entre o presbítero e a Igreja.

O autor, William Castilho

O professor da PUC Minas se dedica à pesquisa em institutos de Filosofia e Teologia, nas instituições religiosas masculinas e femininas e nas dioceses, há mais de 30 anos. Ele observa que as pessoas entrevistadas falaram livremente sobre questões subjetivas, como viam e viviam a realidade da história ministerial.

William Cesar Castilho Pereira é doutor pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e atua há vários anos como professor da PUC Minas e docente convidado da Faculdade dos Jesuítas (Faje). É assessor da Pastoral Presbiteral da Arquidiocese de Belo Horizonte, psicólogo clínico, assessor em trabalhos comunitários e analista institucional.É também assessor do Conselho Episcopal Latino americano, em Bogotá Colômbia.

É autor das obras Nas Trilhas do Trabalho Comunitário e Social: teoria, método e prática; Dinâmica de Grupos Populares; Uma Escola no Fundo do Quintal; Associação de Pais e Mestres; e Formação Religiosa em Questão, pela Editora Vozes. Publicou, ainda, O adoecer Psíquico do Subproletariado, pela Editora Imago e Análise Institucional na Vida Religiosa Consagrada, pela Editora Lutador.

O livro, “Sofrimento Psíquico dos Presbíteros – Dor Institucional”
com tradução em espanhol, pode ser adquirido  no  Centro   de
Publicaciones- Av. Boyacá Nº° 169D-75 Bogotá D.C. - Colombia
Telefones: (57-1) 587 97 10 (Ext. 307 - 562) Fax: (57-1) 587 97 12