Vicariatos Episcopais Especiais

Os Vicariatos Episcopais Especiais são instâncias, criadas pelo Arcebispo Metropolitano, que articulam a ação evangelizadora e pastoral em âmbito arquidiocesano, auxiliando o Arcebispo em áreas específicas de seu governo pastoral.

Cada Vicariato Episcopal Especial é coordenado por um Vigário Episcopal,  nomeado pelo Arcebispo Metropolitano. Os Vigários Episcopais Especiais são auxiliados em suas funções por conselhos ou órgãos próprios, de acordo com as especificidades.

A Arquidiocese de Belo Horizonte conta com os seguintes vicariatos:

» VICARIATO EPISCOPAL PARA A AÇÃO PASTORAL
O Vicariato Episcopal para a Ação Pastoral tem por objetivo coordenar a ação evangelizadora e pastoral da Arquidiocese de Belo Horizonte, a partir do Projeto de Evangelização Arquidiocesano.

Sua ação articula-se com as Regiões Episcopais e os outros Vicariatos Episcopais Especiais, seguindo as indicações dos Conselhos Episcopal, Presbiteral Arquidiocesano e Pastoral Arquidiocesano, em estreita comunhão com as orientações do Arcebispo Metropolitano.

Av. Brasil, 2079 - 4º andar - Funcionários
CEP 30140-002 - Belo Horizonte - MG
E-mail: vic.pastoral@arquidiocesebh.org.br
Site: www.arquidiocesebh.org.br/vicariato

» VICARIATO EPISCOPAL PARA A AÇÃO SOCIAL E POLÍTICA
O Vicariato Episcopal para a Ação Social e Política (Veasp) tem como um de seus principais objetivos fortalecer a inserção social da Igreja em diálogo com o Projeto de Evangelização Proclamar a Palavra, fruto da 5ª Assembleia do Povo de Deus (5ª APD). Por isso mesmo, busca-se uma ampla integração entre o Vicariato e a sociedade com a instituição de políticas que procurem fortalecer agentes, pastorais e núcleos que contribuam para solucionar problemas sociais.

O Vicariato estabelece suas ações prioritárias a partir de três amplas diretrizes: inserção nos espaços públicos de participação; construção de uma força institucional do Vicariato frente a políticas públicas e incentivo a participação popular e a mobilização cidadã. Além dessas diretrizes, há iniciativas que aglutinam e orientam a ação social da Arquidiocese de Belo Horizonte. A atuação do Vicariato se consolida como articulador, promotor e assessor da ação social e política em âmbito paroquial, forâneo e regional.

SIASP
Sempre buscando aprimorar e assegurar mais eficácia e transparência aos processos, o Vicariato para a Ação Social conta com o Sistema Integrado de Ação Paroquial (SIASP), que promove uma maior integração entre as ações sociais desenvolvidas pelas paróquias e comunidades da Arquidiocese de Belo Horizonte. O  SIASP atua como mecanismo de acompanhamento, registro, troca de experiência e aproximação das ações sociais e políticas das paróquias e comunidades com o Vicariato. O trabalho integrado resulta em maiores benefícios para os mais necessitados, ao garantir agilidade, organicidade e transparência em todas as frentes de atuação.

Rua Além Paraíba, 208 - 3º andar - Lagoinha
CEP 31210-120 - Belo Horizonte - MG
E-mail: vicsocialepolitico@pucminas.br
Site: www.arquidiocesebh.org.br/social

» VICARIATO EPISCOPAL PARA A COMUNICAÇÃO E CULTURA
O Vicariato Episcopal para a Comunicação e a Cultura é o organismo que deve proporcionar o atendimento às exigências da ação evangelizadora no âmbito da Comunicação e da Cultura. O vigário episcopal, nomeado pelo Arcebispo, cultiva, com ele, uma estreita relação pastoral, pois multiplica e difunde o próprio ministério do arcebispo.

Av. Itaú, 515 - Dom Cabral
CEP 31730-910 - Belo Horizonte - MG