Atuação

Turismo Religioso

Santuário Santo Antônio de Roça Grande

Situado em Sabará, o Santuário é considerado pelos historiadores, como centro de peregrinação dos devotos de Santo Antônio.

Costuma-se dizer que este é um Santuário do povo: acolhe a todos com simplicidade e devoção.

HISTÓRIA

Com o aumento das romarias, na década de 80, foi construído um Santuário amplo com capacidade para muitas pessoas. No local são celebradas as missas de domingo e a trezena de Santo Antônio, em junho, quando Roça Grande recebe mais de 20 mil romeiros.

A antiga capela foi preservada e transformada em um pequeno Santuário que abriga a Sala das Promessas, onde os devotos depositam símbolos da graça alcançada como peças em cera, fotos, roupas, cartas e outros objetos.

Oração a Santo Antônio

FUNCIONAMENTO

O Santuário fica aberto durante o dia, de segunda-feira a domingo.
Capela do Santíssimo, Santuário antigo e Sala das Promessas: abertos durante todo dia de segunda-feira a domingo.
Restaurante / lanchonete: abertos nos finais de semana e durante as festividades
Loja de artigos religiosos: aberta de segunda-feira a domingo durante todo o dia.
Atendimento da secretaria: segunda-feira a sábado, de 8h às 18h e aos domingos, de 8h às 15h.

FESTIVIDADES

Há quase 300 anos, Santo Antônio de Roça Grande é celebrado em Sabará no dia 13 de junho. Milhares de romeiros chegam de diversas partes do país e são recebidos por  voluntários da Pastoral da Acolhida. A programação inclui a trezena de Santo Antônio, de 31 de maio a 13 de junho, celebrações todo o dia 13, com distribuição do pão de Santo Antônio, procissão com a imagem do padroeiro e uma grande festa com barraquinhas de comidas típicas.

PRINCIPAIS MOMENTOS DE VISITA

Festa do padroeiro: de 31 de maio a 13 de junho o Santuário prepara uma extensa programação dedicada a Santo Antônio.
Dia 13 de cada mês - dia dedicado a Santo Antônio: celebração às 8h e às 19h30, com distribuição do pão de Santo Antônio.
Adorações eucarísticas semanais: as terças-feiras são dedicadas a Santo Antônio com celebrações especiais às 8h e às 19h30.
Durante a Quaresma: missas e mutirão de confissão.
Finais de semana: aos sábados e domingos o Santuário recebe caravanas de fiéis de várias cidades.

CELEBRAÇÕES

Terça-feira: 8h e 19h30 (dia dedicado ao padroeiro)
Sexta-feira (segunda do mês): 20h - missa dedicada aos enfermos
Domingo: 8h, 10h e 19h

• Celebrações eucarísticas
• Atendimento de confissões às terças-feiras
• Pastoral da Acolhida

INFRAESTRUTURA

O local, possui boa infraestrutura para receber os visitantes: lanchonete, restaurante e estacionamento para 170 veículos, com serviço de segurança.

LINHAS DE ÔNIBUS:  4988 e 4987

ENDEREÇO E CONTATO