Área Social

Pastoral da Criança

É missão da Pastoral contribuir com ações efetivas para a sobrevivência e desenvolvimento integral da criança, por meio da participação ativa da própria família e a mobilização da comunidade.

Desenvolve ações nas áreas da saúde, nutrição, educação, cidadania e espiritualidade, de forma ecumênica, nas comunidades, sempre com o objetivo de promover a melhoria da qualidade de vida.

Acompanha gestantes e crianças promovendo ações de contexto familiar e comunitário promovendo a dignidade e a cidadania. Além disso, trabalha a espiritualidade e a educação para a paz.

A Pastoral da Criança atua nos municípios que integram a Arquidiocese de Belo Horizonte, nas paróquias e  comunidades. Atende, mensalmente, mais de 7 mil crianças e mais de 450 gestantes. Para isso, conta com a ajuda de quase 2 mil  voluntários.

O fundamento  de todo o trabalho da Pastoral da Criança é a comunidade e a família. A Pastoral adota uma metodologia comunitária e participativa, que procura envolver a pessoa como sujeito e agente de transformação.

OBJETIVOS

• Reduzir o número de casos de doenças e de mortes entre as crianças e as mulheres;

• Acompanhar e ajudar as famílias no cuidado com a saúde,  nutrição,  educação e espiritualidade das crianças;

• Democratizar o conhecimento e a prática das noções e ações básicas de saúde, nutrição e educação, essenciais ao desenvolvimento da vida;

• Resgatar os valores culturais da solidariedade entre as famílias, da responsabilidade social, da cidadania, da ecologia e da paz;

• Contribuir na promoção da organização comunitária, na vivência da espiritualidade;

• Criar condições para que a mulher se torne agente de sua própria promoção, de sua família e da comunidade;

• Capacitar lideranças comunitárias para que se integrem à Ação Missionária da Pastoral da Criança.

AÇÕES

Para implantação e desenvolvimento das atividades, a Pastoral utiliza e segue as seguintes orientações:

• Apoio integral às gestantes;
  • Incentivo ao aleitamento materno;
  • Vigilância Nutricional (Desenvolvimento e Crescimento da Criança);
  • Segurança alimentar;
  • Prevenção e controle de doenças;
  • Remédios Caseiros;
  • Estimulação para vacinação de crianças e gestantes;
  • Educação essencial;
  • Prevenção de acidentes domésticos
  • Alfabetização de jovens e adultos;
  • Geração de Renda e Ajuda Mútua.

ENDEREÇOS E CONTATOS
Pastoral da Criança

* Setor I Nossa Senhora Aparecida  (Contagem, Betim, Esmeraldas, Ibirité, Sarzedo e Mario Campos) - Carmo Servino Amorim
Av. Babita Camargos, 1083  - Contagem