Atuação

Área Social

Pastoral de Rua

A Pastoral é uma equipe de leigos e religiosos, sensibilizados com o sofrimento das pessoas que moram nas ruas.  Seu principal objetivo é abordar aqueles que vivem nas vias públicas, conviver com eles de forma fraterna e solidária.

Os moradores em situação de rua são, geralmente, imigrantes que vieram do interior ou de outros estados. Fazem das ruas e praças da cidade suas moradias. Desempregados, buscam alternativas de sobrevivência. Na capital, acabam perdendo suas referências. Não têm como comunicar-se com a família, não possuem endereço fixo, não conseguem emprego e documentos, não têm onde guardar seus pertences, perdem a identidade e o próprio nome.

A Pastoral de Rua assessora a Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Material Reaproveitável de Belo Horizonte (Asmare), o Grupo "Moradia para todos" e "Amigos da Rua", em parceria com o poder público, em três projetos: República Reviver, Centro de Referência "Projeto Cidadania" e Projeto de Abordagem de Rua.

HISTÓRICO:

Criada em 1987, por meio da Fraternidade das Oblatas de São Bento, a Pastoral de Rua trabalha com o direto de convivência solidária nas ruas, viadutos e "lixões", estimulando a redescoberta da auto-estima e dignidade do povo da rua.

Neste caminho, seus agentes buscam incentivar a organização dos moradores de rua em busca da superação do estigma da exclusão e da conquista da cidadania.

A partir da organização comunitária, a Pastoral procura manter atividades na própria rua  e, ao mesmo tempo, possibilitar a multiplicação de agentes. A dedicação de alguns Moradores de Rua, junto ao movimento, resultou em conquistas projetos importantes, como a  República Reviver, Centro de Referência da População de Rua e Ambulatório Carlos Chagas.

A ação junto aos Catadores de Papel resultou na fundação da Asmare - Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Material Reaproveitável - em 1990. A partir de 2000, esta experiência foi-se disseminando em outros 21 municípios de Minas Gerais.

AÇÕES E PROJETOS:

A Associação de Catadores de Papel, papelão e material reaproveitável (Asmare) - uma experiência bem sucedida que garante a renda de centenas de famílias de Catadores e que está sendo ampliada através da ação pastoral em outros municípios mineiros. A disseminação da metodologia vem propiciando atuar junto aos Catadores de Rua e dos "lixões". Atualmente está se articulando a Rede de Economia Solidária em vários municípios.

Em relação ao trabalho e à geração de renda, criaram-se Oficinas de Encardenação e de Papel Artesanal, hoje integradas à ASMARE, que ampliou sua capacidade e criou várias outras Oficinas de Reciclagem.

A Comunidade Amigos de Rua - é um espaço de mobilização e organização do Movimento da População de Rua, onde moradores e ex-moradores de rua se encontram para discutir questões do cotidiano. É o espaço onde se dá a integração dos vários grupos de rua: moradores, ex-moradores, ocupantes de casas e prédios, a partir da realização de assembleias. Propicia o fortalecimento da organização, ampliando suas conquistas de moradia e geração de renda.

Buscando qualificar tecnicamente a ação junto aos Catadores de Papel e Moradores de Rua, a Pastoral, em parceria com técnicos comprometidos, cria o Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sócio-Econômico-Ambiental (INSEA) - garantindo a sustentabilidade dos projetos e a formação e capacitação dos envolvidos no processo.
O Centro de Apoio ao Povo da Rua (CEAPOR), fundado em 2003, surge como apoio à ação pastoral nas suas diferentes dimensões.

OBJETIVOS:

O objetivo da ação pastoral é desenvolver atividades junto à População de Rua de Belo Horizonte visando transformar a qualidade de suas vidas. Reconhecendo a População de Rua como sujeito de sua ação, a equipe desenvolve programas de atendimento aplicando uma metodologia participativa. O trabalho tem como público alvo  grupos específicos: os Catadores de Papel e os Moradores e Ex-Moradores de Rua.

O trabalho desenvolvido pela equipe de Pastoral junto aos Catadores de Papel direciona-se para a geração de trabalho e renda.

Rua Além Paraíba, 208 - Lagoinha
31210-120 - Belo Horizonte  - MG
Telefone:(31) 3428-8366 - Fax:(31) 3422-7141
Site: www.pastoraldopovodarua.com.br
E-mail: pastoralrua@yahoo.com.br
Horário de atendimento: de segunda a sexta, das 8h às 18h.

Arquidiocese de Belo Horizonte | Cúria Metropolitana

Av. Brasil, 2079 | Bairro Funcionários | CEP 30140-002 | Belo Horizonte - MG