Atuação

Área Social

Pastoral do Surdo

A Pastoral do Surdo atua como centro de referência e apoio aos assuntos de âmbito social, político e cristão para os surdos e seus familiares. Tem como objetivo minimizar o impacto do estigma de deficiência.

A pastoral também trabalha a importância da luta pelos direitos dos surdos, da participação e do desenvolvimento de atos políticos, procurando despertar neles a consciência crítica necessária na atualidade.

A Pastoral do Surdo surgiu em novembro de 1992 com um forte desejo de seguir e “ouvir a voz do Pastor”. Como comunidade de fé, tem como missão levar a mensagem libertadora de Jesus, com atenção especial aos surdos.

A Pastoral tem como objetivo atuar em diversas áreas:

• Prepara celebrações e encontros de caráter espiritual.

• Catequese: atuam na formação do surdo, buscado um maior conhecimento da palavra de Deus, pela preparação do batismo, eucaristia, crisma e curso de noivos.

• Juventude: atenção especial é dada aos jovens, por meio de encontros, caminhadas e momentos de lazer.

• Cultura: como Pastoral do Surdo, ela está presente em eventos, exposições, danças e datas comemorativas.

• Ação Social: atua na formação política.

As atividades concentram-se na região central de Belo Horizonte, Contagem e Betim.

LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais

A Língua de Sinais foi desenvolvida e é utilizada pelas comunidades surdas, utilizando gestos codificados, alfabeto manual e expressões córporo-faciais. Possui uma sintaxe própria e diferente da linguagem oral.

Para o anuncio do reino de Jesus Cristo às comunidades surdas, é primordial o aprendizado da LIBRAS.

A Pastoral oferece o curso de LIBRAS. Se você quiser aprender um pouco mais sobre o surdo e sua cultura entre em contato com a Pastoral.

Pastoral do Surdo
Rua Além Paraíba, 208 - Lagoinha - Belo Horizonte - MG
E-mail: pastoraldosurdodebelohorizonte@yahoo.com.br
Atendimento de segunda à sexta - 13h às 17h.

Arquidiocese de Belo Horizonte | Cúria Metropolitana

Av. Brasil, 2079 | Bairro Funcionários | CEP 30140-002 | Belo Horizonte - MG