
Conselho Arquidiocesano Pró-Vida
Fundação Hospitalar Nossa Senhora de Lourdes
Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora - CES
Faculdade Católica de Uberlândia
NESP - Núcleo de Estudos Sociopolíticos
Comissão Pastoral de Direitos Humanos
Bíblia na Mão, Palavra de Deus no Coração
Campanha de Solidariedade aos Atingidos pelas Chuvas no Sudeste
Pastoral Vocacional Arquidiocesana
Santuário Arquidiocesano de Adoração Perpétua - Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem
Santuário Nossa Senhora da Conceição
Santuário Nossa Senhora da Piedade
Santuário Santo Antônio de Roça Grande
Santuário Schoenstatt Tabor da Liberdade

A Comissão Pastoral de Direitos Humanos (CPDH) da Arquidiocese de Belo Horizonte, com mais de 30 anos de existência, ocupa posição de destaque entre as organizações de direitos humanos de Minas Gerais.
A Pastoral presidiu o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos de Minas Gerais (Conedh) entre 2002 e 2009 e coordenou o Programa de Proteção e Assistência a Vítima e Testemunhas Ameaçadas (Provita/MG), em parceria com a Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República e com o Governo de Minas Gerais, de 2002 a 2008.
Sua equipe de coordenadores conta com o auxílio de uma rede de voluntários e colaboradores que atuam em ações e políticas de proteção, reparação, defesa e promoção dos direitos humanos.
Os projetos da CPDH atendem contemplam um público diversificado, prioritariamente da Arquidiocese de Belo Horizonte. Porém, a Pastoral colabora com outras instituições de direitos humanos de âmbito estadual, como a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa e o Movimento Nacional de Direitos Humanos - regional Minas Gerais.
A CPDH participa como entidade filiada ao Movimento Nacional de Direitos Humanos - Regional Minas e do Fórum Mineiro de Direitos Humanos.
Atividades e projetos da CPDH:
Plantão jurídico
- Público-alvo: vítimas de violência, demandas por políticas de proteção e defesa de direitos, assistência jurídica na área de direitos humanos.
Atendimento a familiares de presos
- Público-alvo: familiares de presos da RMBH.
Atendimento a comunidade dos Bairros Justinópolis e Piratininga
- Público-alvo: comunidade local
Curso Educação Popular em Direitos Humanos
- Público-alvo: membros das pastorais sociais da Arquidiocese BH, estudantes, lideranças comunitárias.
Parcerias:
- Faculdade Jesuíta de Belo Horizonte (FAJE)
- Núcleo de Estudos Sociopolíticos (Nesp), da Arquidiocese de Belo Horizonte.
Entre em contato conosco
Rua Além Paraíba, 208 - Lagoinha
Belo Horizonte - MG
Telefone (31) 3428-8370