Atuação

Área Política

Grupo de Fé e Política

Na Arquidiocese de Belo Horizonte, os Grupos de Fé e Política iniciam sua história em 1988, em torno das discussões sobre a Constituinte, na região industrial de Contagem (MG) e em outros pontos da Arquidiocese, como um grupo organizado na Paróquia Santa Inês. Estiveram mais presentes nos bairros Aparecida, Ermelinda e Parque Riachuelo. Aos poucos eles foram mostrando resultados de suas discussões aos deputados Constituintes.

Com o passar do tempo, grupos se organizaram em várias paróquias de todas as regiões episcopais e, com o apoio da Arquidiocese, foram se formando politicamente. A Coordenação Arquidiocesana de Fé e Política, ao longo desses anos, produziu muito material para estudo.

Desde 2004 os Grupos de Fé e Política estão ligados ao Vicariato Episcopal para a Ação Social e Política da Arquidiocese de Belo Horizonte. Este Vicariato é uma organização da Igreja, criado pelo arcebispo Dom Walmor Oliveira de Azevedo, com o objetivo de articular, integrar e animar os grupos que se fazem presentes junto a ação social e política.

Arquidiocese de Belo Horizonte | Cúria Metropolitana

Av. Brasil, 2079 | Bairro Funcionários | CEP 30140-002 | Belo Horizonte - MG