A Arquidiocese de Belo Horizonte, além de ter a missão de guiar a Igreja Católica e levar suas Diretrizes da Ação Evangelizadora Igreja Viva, Povo de Deus aos 28 municípios que a compõem, desenvolve uma série de ações nas áreas social, educacional, de saúde e de formação religiosa.

Sua ampla estrutura conta com três vicariatos episcopais especiais: de Ação Pastoral, de Ação Social e Política e de Comunicação e Cultura. Inclui também o Seminário Arquidiocesano Coração Eucarístico de Jesus, oito unidades do Colégio Santa Maria, as unidades da PUC Minas em Belo Horizonte e em outros seis municípios do Estado, além do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora.

Grande parte das ações sociais desenvolvidas pela Arquidiocese de Belo Horizonte são coordenadas pelo Vicariato Episcopal para a Ação Social e Política. O Vicariato concentra todas as pastorais sociais da Arquidiocese.

No campo da comunicação, mantém a Rede Catedral de Comunicação Católica, que congrega as rádios América e Cultura, além da TV Horizonte e sites.Na área cultural, é responsável pelo Memorial Arquidiocesano, formado pelo Museu de Arte Sacra e pelo Arquivo e Inventário de Patrimônio.

Já na área da saúde, a Arquidiocese é responsável pela Fundação Hospitalar Nossa Senhora de Lourdes, em Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte, além da Casa de Apoio à Saúde Nossa Senhora da Conceição. Mobiliza também uma série de iniciativas desenvolvidas pelas pastorais sociais.

As incontáveis ações que resultam do trabalho de colaboradores que integram essa ampla estrutura organizacional tem como fundamento o Evangelho de Jesus Cristo. À luz da Palavra de Deus, a Arquidiocese de Belo Horizonte cultiva sua vocação de Igreja servidora, buscando contribuir para a construção de uma sociedade mais justa, fraterna e solidária.

Arquidiocese de Belo Horizonte | Cúria Metropolitana

Av. Brasil, 2079 | Bairro Funcionários | CEP 30140-002 | Belo Horizonte - MG