Arquidiocese

Tribunal Eclesiástico

O Tribunal Eclesiástico foi criado por Dom Antônio dos Santos Cabral, primeiro Arcebispo da Arquidiocese de Belo Horizonte. Sua missão, no âmbito da Igreja, é administrar a Justiça.

De acordo com a legislação vigente (cânon 1420, do Código de Direito Canônico), o Bispo em sua Diocese deve constituir um Vigário Judicial, com poder ordinário de julgar, distinto do Vigário Geral. Ele constitui um único Tribunal com o Bispo, mas não pode julgar as causas que o Bispo reserve para si.

Na verdade, por direito divino, os Bispos são - em primeiro lugar - os juízes das suas comunidades e, é em nome deles, que os Tribunais administram a Justiça.

O critério inspirador desse importante ministério é o amor pela verdade. Os atos dos Tribunais não são meramente “técnicos”, mas de valiosa contribuição pastoral.

MEMBROS

Para uma melhor tutela dos direitos dos fiéis e a fim de assegurar uma condigna administração da Justiça Eclesiástica, o atual Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, nomeou os seguintes membros:

Vigário Judicial: Pe. Mário Sérgio Bittencourt de Carvalho

Pró-Vigário Judicial: Pe. Geraldo Guilherme da Silva

Juiz (a) e auditor (a): Pe. Milton Tavares Silva e Ir. Maria Letícia de Resende

Juizes: Pe. Geraldo Guilherme da Silva, Pe. Mário Sérgio Bittencourt de Carvalho e Pe. Iris Mesquita Martins

Auditores: Pe. Ângelo Chaves Pinto, Pe. Jésus José Maria, Pe. John Kennedy Crepaldi, Pe. Jorge Alves Filho, Pe. Marcos Antônio Gomes, e Dra. Silma Mendes Berti

Defensor do Vínculo: Pe. Nelson Severino de Souza e Pe. Reinaldo Maria de Medeiros

Perita: Drª Mariana Domingues Veiga

Notária: Nancy A. Bansemer Vasconcelos