Arquidiocese

Seminário Arquidiocesano Coração Eucarístico de Jesus (Sacej)

As Casas de Formação Inicial ao Ministério Ordenado da Arquidiocese de Belo Horizonte contemplam cinco dimensões: humana e afetiva, comunitária, intelectual, pastoral e espiritual. Os seminaristas fazem cursos acadêmicos no Instituto Dom João Resende Costa, IDJ, da PUC-MG, perfazendo um itinerário de pelo menos duas graduações, Filosofia e Teologia – que os habilitam para a realização do trabalho evangelizador e pastoral junto ao povo de Deus.

A vida dentro de uma Casa de Formação é dedicada à oração (espiritualidade), à reflexão e verificação da vocação, à vivência comunitária, acentuando a dimensão humano-afetiva em vista de uma maior maturidade e equilíbrio humanos, ao convívio com as orientações e práticas pastorais (estágio em paróquias) e ao estudo individual. Tudo isso, num ambiente que se pretende repleto do amor de Cristo, verdadeiramente abençoado pela Virgem Maria e propício ao crescimento e à santificação das relações que habilitam os jovens para assumirem, posteriormente, a fraternidade sacerdotal e os compromissos com o presbitério na Arquidiocese.

O Seminário Arquidiocesano Coração Eucarístico de Jesus (Sacej),  prepara-se para a construção de sua nova sede, composto da seguinte forma:

1.    Reitoria
2.    Comunidade João Paulo II - Propedêutico
3.    Comunidade Emaús - Filosofia (residência dos seminaristas)
4.    Comunidade Coração Eucarístico de Jesus - Teologia (residência dos seminaristas)

Vinculam-se ao Seminário Arquidiocesano Coração Eucarístico de Jesus:

1. Serviço de Animação Vocacional (SAV)
2. Escola Diaconal São Lourenço
Preparação para os que serão ordenados Diáconos Permanentes
a) Processo de acolhida e seleção de candidatos pelo CADIP (Conselho Arquidiocesano para o Diaconato Permanente)
b)  Um ano de Propedêutico - encontros mensais
c)  Um tempo de preparação