Arquidiocese

Pastoral da Comunicação - Pascom

A Pastoral da Comunicação é a pastoral da acolhida, da participação, das inter-relações humanas, da organização solidária e do planejamento democrático do uso dos recursos e instrumentos da comunicação. Não é uma pastoral a mais, mas aquela que integra todas as pastorais já existentes.

A missão da Pastoral da Comunicação é formar e manter redes comunicadoras nas paróquias para sensibilizar e gerar processos de comunicação nas comunidades. Articula a comunicação interna e externa funcionando como uma "ponte" entre as comunidades e o Vicariato Episcopal para a Comunicação e Cultura e, particularmente, a Rede Catedral de Comunicação.

A Arquidiocese de Belo Horizonte vem realizando, com muita coragem e audácia, a organização sistêmica da PASCOM, por meio de programação própria, conforme as orientações da Igreja no Brasil considerando que:

- A comunicação não se resume ao uso dos meios utilizados, para a evangelização, mas ela própria é criadora de nova cultura na sociedade. Daí a necessidade de três eixos fundamentais para que a Pascom se torne uma realidade concreta e objetiva em nossa Arquidiocese: ESPIRITUALIDADE, FORMAÇÃO E ARTICULAÇÃO.

- Esses eixos da comunicação integram o plano da Pastoral da Comunicação conforme as Diretrizes da Ação Evangelizadora da Arquidiocese (de 2013 a 2016)  aprovado pelo Conselho Episcopal, Conselho Presbiteral e pela Assembleia do Clero.

- A Equipe de comunicação tem coordenação arquidiocesana ampliada com um representante voluntário de cada Região Episcopal da Arquidiocese. Esta equipe trabalha sob a lógica dos três eixos centrais, por regiões, foranias, paróquias e comunidades.

PASTORAL DA COMUNICAÇÃO
Av. Itaú, 515 - bairro Dom Cabral