Arquidiocese

Instituições e Fundações

Cúria Metropolitana

A Cúria Metropolitana é uma instância que congrega toda a supervisão e administração da Arquidiocese de Belo Horizonte nos seus mais variados âmbitos, de acordo com o Concílio Vaticano II.

Com  finalidades pastorais, administrativas e judiciais, a Cúria assessora o Arcebispo em sua missão de governar na fé e caridade, como Pastor do Povo de Deus.

A Cúria Metropolitana se estrutura articulando vários organismos, de forma a atender às múltiplas exigências do governo pastoral da Arquidiocese: Vigariaria Geral, Chancelaria, Secretaria Geral do Arcebispado, Tribunal Eclesiástico, Mitra Arquidiocesana, Vicariatos Episcopais Especiais, Regiões Episcopais, Foranias e Paróquias.

Além disso, a Cúria assessora o governo da Arquidiocese em relação à Sociedade Mineira de Cultura, PUC Minas, Colégio Santa Maria, Sociedade Civil do Espírito Santo, Fumarc, Ações Sociais Políticas Arquidiocesanas e Fundação Cultural João Paulo II.

Arquidiocese de Belo Horizonte | Cúria Metropolitana

Av. Brasil, 2079 | Bairro Funcionários | CEP 30140-002 | Belo Horizonte - MG